domingo, 25 de outubro de 2009

07 Mandamentos para vendedoras de lojas femininas!

Nós, mulheres, consumidoras, público de boa parte dos apelos publicitários somos as maiores observadoras do atendimento nas lojas em que entramos, mas na maioria das lojas essa tem sido a última das preocupações em agradar as clientes. Tem alguma coisa pior, me digam vocês, que ser mal atendida?!

Sim! Tem sim!
E eu digo qual é: é não ser BEM atendido! E existe uma boa diferença nisso. 90% das lojas que eu entro não sou MAL atendida, mas também não sou BEM atendida. Entendem a diferença neh?! A maioria das vendedoras são simplesmente mostradoras de roupas ambulantes, completamente mornas e mentirosas descaradas. Tudo que você experimenta é lindo. Parecem robôs repetindo isso durante todo o dia. Não se dão ao trabalho nem de conhecer o produto que estão vendendo, não perdem 1 segundo do seu tempo estudando técnicas de melhorar suas vendas ou simplesmente folheando catálogos e adquirindo conhecimento sobre a marca que vendem! Não adianta ter o melhor produto, a melhor marca ou o melhor preço. Se a vendedora for morna meu bem, desiste!

E digo mais: EU POSSO FALAR, POIS EU JÁ FUI VENDEDORA DE LOJA e eu sei que não é fácil mesmooooo!!! Tem que ter o dom! Mas quem está na chuva tem se molhar! Não custa tentar! Mesmo que depois de um tempo você descubra que não quer fazer isso a vida toda, como eu, mas você tem que tentar! Eu tentei! Eu sabia de tudo que rolava no mundo fashion, entrava na internet, no site das marcas e o que tinha ao meu alcance. Eu conhecia o produto e conhecia as técnicas de venda, meu único problema foi não ter paciência. Eu não tinha saco. Pessoas indecisas, pessoas bregas, pessoas chatas me irritavam demais e eu não conseguia controlar meu humor! E o dia a dia é desgastante. Então, a melhor saída foi caçar meu rumo! Se esse for seu caso, faça o mesmo! SE VOCÊ NÃO TEM PACIÊNCIA, VOCÊ NÃO TEM O DOM.

Em Varginha, onde moro, existem algumas exceções. Tenho muitas amigas e amigos vendedores e adoooooooooro ir às lojas às vezes apenas para conversar! Tenho amigas que trabalham em lojas, inclusive, que faço questão de NÃO comprar, mas elas são ótimas!

Lojas quem tem vendedoras boas todo mundo tem prazer de entrar, você se torna amiga delas, com destaque para as lojas do BOTICÁRIO, que eu considero exemplares! As meninas são super simpáticas e mesmo que você não as conheça muito bem, elas sabem o que estão dizendo, conhecem o produto, questionam suas necessidades e acabam fazendo você sair da loja com o triplo de coisas que você pretendia levar. É UMA das lojas que eu considero o atendimento de primeira, é um sistema eficaz, as vendedoras são treinadas, a loja se preocupa com isso. As outras lojas simplesmente não prestam atenção nisso, você até encontra bons vendedores, mas por que eles são naturalmente assim. A loja mesmo não tem nenhum mérito sobre eles, algumas vezes até não reconhecem o seu valor e acabam os perdendo para a concorrência! Agora a maioria das lojas da cidade a gente entra, experimenta, avalia, compra e paga praticamente sozinha, por que o papel da vendedora no caso foi irrelevante, o único trabalho foi ir no estoque pegar sua peça. E só.


Por isso fiz uma listinha básica de coisas importantes que queremos encontrar ao sermos atendidas nas lojas, serve tanto para as vendedoras daqui e de qualquer cidade, quanto para nós, consumidoras que temos o dever de exigir mais profissionalismo. Fazer a nossa parte para, quem sabe, as coisas evoluírem!

MANDAMENTOS DA BOA VENDEDORA

1. Pra mim esse é o mandamento chave: Saiba o que está vendendo. Conheça o produto. Não existe nada pior do que chegar em uma loja e pedir uma coisa e a vendedora dizer: ‘O que é isso?!’ Ah não neh gente?! Não é por que estamos no interior que temos que ser ignorantes. Alô, tem um mundo girando lá fora, tem gente evoluindo por aí, vamos participar?!

2. Espaço. Dê espaço para a cliente olhar os produtos. Não faça uma competição com seus colegas de trabalho pra ver quem chega à cliente primeiro. É horrível. Deixe a pessoa entrar na loja e olhar as coisas sem ser bombardeada, e se ela disser ‘Estou apenas olhando’ deixe-a realmente olhar. É até constrangedor mexer na arara de roupas com alguém bafejando nas suas costas e vigiando tudo que você coloca a mão.

3. Não ande e não fale como se estivesse acabando de levantar da cama. A pior coisa que existe é atrapalhar o seu sossego atrás do balcão e ver você vindo em nossa direção em slow motion. Please! Pior ainda é bocejar e perguntar ‘Posso ajudar?’ ao mesmo tempo.

4. Sim, pergunte nosso nome. Você pode até encontrar pessoas bicho do mato que se sintam desconfortáveis com a pergunta, mas a maioria gosta. Sabemos que ao sair da loja você pode esquecer nosso nome, mas enquanto estivermos lá dentro o tempo deve ser prazeroso. Além disso, pergunte também pra qual evento estamos nos preparando. Um casamento, uma festinha, um coquetel, ou um novo namorado, qualquer coisa pode ser motivo para a conversa se estender e o atendimento ser mais personalizado, exclusivo. E na saída, diga: ‘Boa festa!’ Simpatia é tudo.

5. Se o seu chefe ou gerente a orientou para quando não houver um produto você oferecer outro no lugar, faça, mas tome muito cuidado para não ser chata. A linha entre a eficiência e a chatice nesse caso é muito tênue. Se a pessoa disser: ‘Não, eu queria aquela mesmo’, pronto! Ele sabe o que quer e a menos que você saiba exatamente as diferenças e as vantagens entre um produto e outro não insista. Nunca diga, ‘Ah, mas é a mesma coisa’... Never.

6. Não fique conversando ou fazendo fofocas com seu colega de trabalho enquanto olhamos as coisas. Parece que estamos incomodando o papo.

7. Não decore elogios prontos. ‘Nossa ficou ótimo em você’. ‘Nossa que lindo’. Elogie sempre, mas seja realista, sugira outras peças quando perceber que aquele corte não se adapta ao corpo da cliente. E quando a cliente tiver indecisa entre duas peças, não diga: ‘Eu prefiro essa’. Não faça isso, por que se depois ela se arrepender vai odiá-la. Sempre diga: ‘Essa ficou mais soltinha e essa realçou mais seus seios’, PRONTO, agora a decisão é dela. Não sua. Ela vai escolher baseado nos interesses que ela tem no momento.

Bom, é isso gente, quem tiver alguma outra dica para acrescentar, diz aí!!!
Um beijo!!!

15 comentários:

Nine disse...

Amiga, pode fazer um manual com essas dicas e enviar para todas as lojas, mesmo as que tem bons atendentes, nunca é demais, né... hahaha

Adorei todas as dicas, e são muito válidas.

Quantas vezes dei meia volta e fui embora por um simples deslize deles... ih, muitassss!!!
Assim como quando gosto, pergunto o nome e peço cartão pra quando voltar.

Beijoooooooooooo

Celle disse...

Oi, flor!!!
Adorei seu blog!
Gostaria q vc tb participasse do meu!
Bjinhos

Blog da francis disse...

Maraisa, eh verdade tenho aparecido pouco nos coments dos blogs visinhos, mas o sufle tem atualizado pouco então no blogholl sempre fica embaixo dos outros. De qualquer forma sempre olho o sufle!!!!!!!
Q tudo saber que sou madrinha, amei muito.
beijoss

Carol disse...

Eu fico louca com vendedora que fica atrás, respirando o mesmo ar que eu. Fico constrangida. Gosto que fiquem atentas caso eu precise de ajuda, mas não precisam ficar em cima. Já saí nervosa de muitas lojas por causa de vendedoras assim. Tb sou bem estressada, viu! haha
Beijo

Suflê de Canela disse...

Nine:
Somos assim mesmo, eu não compro mais em duas lojas de Varginha, e as duas por conta de gerência! Pior ainda!

Marcelle:
Claro que sim! Já fui conhecer seu cantinho e estou de olho lá!

Fran:
É verdade Fran, tava fazendo postagens semanais, mas pretendo torná-las diárias.

Amorinha:
Nossa, mas é ruim mesmo neh?! Por que as vezes queremos apenas olhar e mais nada e a vendedora fica desse jeito, você se sente pressionada, tipo: se não for comprar sai fora! hahahah

Anônimo disse...

Oi,muito legal seu blog Mará, tudo a ver com você, tem mais uma coisa sobre nossos vendedores, nos olham de cima em baixo para saber como nos tratar também, se pra eles estamos mais ou menos quase nos colocam porta à fora só com olhar, hahaha. Sou vítima disso direto, credo!
Bjão Lud!

Anônimo disse...

bom eu queria saber se quando a pessoa entra na loja e pedi pra gente um monte de coisa e a gente pega , e depois que a gente pegou tudo o que ela pediu , ai ela olha pra nossa cara e dis eu naum gostei de nada , eu vou em outra lojo oque a gente faz ou pode se diser como reagir a essa situação ...

Suflê de Canela disse...

Olá!!
Que bom que você participou deixando um comentário!! Volte mais vezes, ok?! E deixe seu nome!!!
Bom, quanto a sua pergunta, realmente é muito chato mostrar a loja toda pro cliente e ele não gostar de nada. Infelizmente não há muito o que se fazer, cliente é cliente, ele tem o direito de não gostar. Você não pode demostar que achou ruim ou dar alfinetadas no cliente, isso será um motivo a mais pra ele voltar e sacanear mais vezes as vendedoras ou até mesmo depor contra a loja! Então o que eu posso te recomendar é muita paciência, muita. E sorria quando o cliente fizer isso e diga: Estarei a disposição. Educação derruba qualquer pessoa arrogante e engraçadinha! Confia em mim! Beijosss

Anônimo disse...

Ameei as dicas , mto boas mesmo !
Tenho certeza que ajudaram a mtas...^^

Anônimo disse...

Gostei bastante das sua dicas, sou vendedora, mas também sou cliente rs, e to buscando saber mais um poucos como clientes gostam de ser tratadas, pq existem varios tipos de pessoas... rs é difícil, mas to buscando dicas para ser uma boa vendedora e fazer com que minhas clientes voltem e me procurem , pq isso é muito gratificante... bjos!

Anônimo disse...

[b]Tô em busca de um emprego com vendas. Essas dicas vão me ajudar muito. Beijos

Anônimo disse...

Oii meu nome é hanna nossa amei sua colocação..procurava algo enteressante sobre este assunto mais já estava até desistindo mais você me salvou rsrs..são otimas dicas .....e você me parece ser uma otima cliente rsrs obrigada pelas dicas

Anônimo disse...

OI,TUDO BEM...OLHA SÓ EU NUNCA TRABALHEI NESSA AREA DE VENDAS,MAIS COM O DESEMPREGO AGORA TEREI QUE FAZER ESSA EXPERIENCIA. EU QUERIA SABER UMAS DICAS PARA QUE EU POSSA ME SAIR BEM NA HORA DA VENDA.EU IREI TRABALHAR EM UMA LOJA DE CONFECÇOES ESTOU SUPER ANSIOSA PARA COMEÇAR...E AI O QUE ME DIZES...ESPERO A RESPOSTA

Anônimo disse...

Muito bom,você falou muitas verdades.Todos nós já passamos por tudo isso ou por algo parecido...Bjos

SIMONE disse...

DETESTO QUE ME CHAME AMIGA COLEGA OU COISAS DO TIPO SE NA VERDADE NÃO É

Postar um comentário

Solta a voz aí garota!!!! E volte depois, sua mensagem será respondida aqui mesmo, ok?!!! Valeu, Beijossss!