terça-feira, 10 de novembro de 2009

Art POP e Andy Warhol

Gente, quem viu a novela Viver a Vida ontem (segunda)?! Repararam no quarto da Luciana, que luxooooooo?!!! Repararam também naquele quadro imenso com várias fotos dela todo colorido?! Que inclusive vocês já devem ter visto em muitos lugares por aí!? Então, meu SONHO é ter um quadro desses gente, sério! #help

Esse quadro é inspiração pura da obra de Andy Warhol, conhecem?! Muitas de vocês devem saber, mas pra quem nunca ouviu falar vou contar pra vocês então: Nos anos 60 ele surgiu como um dos principais representantes da arte POP em solo norte-americano e a grande inspiração desse movimento, na época, era a indústria cultural, a publicidade e um certo deslumbramento pelo american way of life. Isso de um modo geral, por que a pop art tem vários outros aspectos e características que não vou ficar discursando aqui, podemos falar sobre isso em um futuro post, mas ENFIM, voltando ao Andy, podemos dizer que ele foi muito além dos artistas da época, ele conseguiu criar mitos, celebridades. Acredita-se que ele tenha contribuído mais para o mito de Marilyn Monroe do que Hollywood e as revistas populares juntos. Pensa?!? Ao retratar ídolos da música popular e do cinema, como Elvis Presley, Liz Taylor, Marlon Brando e, sua favorita, Marilyn Monroe (detalhe: minha super preferida também!), Warhol mostrava o quanto personalidades públicas são figuras impessoais e vazias, mostrava isso associando a técnica com que reproduzia estes retratos, numa produção mecânica ao invés do trabalho manual, variações e seqüências sucessivas, tal como num produto industrial. Isso se explica aquele tanto de fotos iguais, produzidas como se fossem ícones, selos, sem humanização, estereotipado, as cores vibrantes que a tornam numa caricatura, uma artificialidade assumida. A mesma coisa ele fez com as garrafas de Coca-cola e as latas de sopa Campbell.


O seu interesse estava no público e na sua devoção a uma figura como um símbolo cultural da época, uma figura criada pela imprensa.

Mas não pensem que Andy era mal e estava criticando as ‘tietes’ enlouquecidas por seus ídolos não, tampouco a publicidade responsável por isso, até por que ele mesmo se transformou em um mito! Ele tinha simplesmente um programa na MTV relacionado com a sua frase célebre ("... 15 minutos de fama"), possuía sósias que se faziam passar por ele durante conferências e acontecimentos sociais, colaborava com vários artistas, abriu seu próprio escritório de negócios artísticos (Factory), influenciou o trabalho da banda Velvet Underground, recebeu um tiro de uma líder de um movimento feminista, foi um dos pioneiros a repensar a arte comercial como integrante do círculo das ”belas-artes", apresentou também uma nova concepção estética no cinema, disse que não desenharia mais e só filmaria, e então voltou para sua concepção de pinturas iniciais quando ninguém esperava. É o artista pop por excelência, pois é o único artista que possui todas as características deste movimento, e isto não se restringe apenas às suas obras: pois o próprio Warhol simboliza na perfeição esse american way of life, a realização do sonho americano.

Tão vendo???? Gostaram do cara neh?!
Suflê de Canela também cultura!!!
Obs.: Só faltou mesmo a foto do quadro da Luciana, da novela, se alguém achar me fala!
Beijosssssssssss

9 comentários:

Pâm Alves disse...

Marááá!!!
Adorei esse post! De verdade...
Sem noção o quanto eu gosto de pop art!!! Acho estiloso, cult!!!
Assisti a novela, mas não vi o quadro dela... Vou ficar atenta!!!
Bjão...

Luciana Onofre disse...

Crianças Pagãs promove uma Blogagem Coletiva pela Gentileza.
Aproveitando a bela notícia de Benzaiten sobre o dia Mundial:O dia marcado para essa blogagem é o 13 de novembro, é uma boa data para congregar a Blogosfera em torno a um valor humano atemporal, necessário, ecumênico e sempre bem-vindo.
Por ser também dia mundial da Gentileza, Evento promovido pela Associação Brasileira de Qualidade de Vida, representante da World Kidness Movement.
Visite nosso blog Crianças Pagãs e saiba mais!

http://criancapaga.blogspot.com/


Grata pela atenção e adesão!

Luciana Onofre

Farofa de Batata =] disse...

Já estudei esse movimento na minha primeira facul e no técnico, axava interessante, mas minha praia são os mais clássicos...

Boa Quinta =]

Miquilis
Bru

Suflê de Canela disse...

PÂM
Então menina, depois desse post já passou o quadro dela umas duas vezes já, que eu vi! Você viu?!! Lindo demais!

Miquilis
Bru
Os clássicos são clássicos neh!! Sem comentários!
Adoro ver os recadinhos que vc me deixam! Beijosss

disse...

Mara, olha a coinscidência, tava pesquisando obras do Andy para um trablaho, vim parar aqui no seu blog, pelo google.
;)
Chikérrimo... Suflê é cultura!

Beijokinhas

Giselle G. disse...

Eu viiii o quadro, e achei esse site exatamente a procura do quadro da Luciana, tbm fiquei apaixonada e quero uma igual, daqui a pouco apelo pro photoshop com minha foto hahahah

Anônimo disse...

Alguem sabe um site q faça esse tipo de montagem? Please..postem o endereço!!!

Anônimo disse...

mas se quiser um desse no meu quarto oq faço? recorro a uma grafica?

Aline disse...

Eu faço esses quadros personalizados para venda.. se alguém se interessar, entra em contato!
ivich.br@gmail.com

Postar um comentário

Solta a voz aí garota!!!! E volte depois, sua mensagem será respondida aqui mesmo, ok?!!! Valeu, Beijossss!